O curso tem por objeto a produção artística da segunda metade do século 19 até os dias atuais. Longe da exposição de uma história da arte linear e homogênea, propõe-se aqui abordar os artistas e suas obras à luz de determinado número de questões, de ordem formal, mas também filosófica e social, relevantes a seus contextos. Não se trata, com isso, de retirar à arte sua especificidade no interior da esfera cultural, mas, pelo contrário, de abrir sua história à outras perspectivas e narrativas possíveis.
Almeja-se, idealmente, que cada uma das aulas possa funcionar como uma pequena introdução autônoma à história da arte moderna e contemporânea, orientada por uma questão específica, desde sua origem até seus desdobramentos posteriores. Ao final do curso o aluno deverá ser capaz, não apenas de identificar a produção artística nos períodos abordados, como de compreender sua motivação, seus mecanismos históricos, mas também seus imes diante de questões que seguem em aberto.
Planos de aulas
08/03. Aula 1
Moderno, Modernismo e Modernidade: introdução aos conceitos. Revoluções industriais e sociais: a poesia e a vida na metrópole cinzenta. As exposições universais e o contexto imperialista.
15/03. Aula 2
Pintar, mudar ou deixar a capital. Os salões oficiais e independentes. O artista como retratista de seu tempo, como produtor autônomo e agitador político. A experiência da Comuna de Paris.
Visita na coleção do MASP: Coubert e Manet
22/03. Aula 3
Imagens em massa e imagens da massa: o surgimento da fotografia e do cinema. O impressionismo e seu depois. A reinvenção da crítica de arte: Baudelaire e Zola.
29/03. Aula 4
O interesse pelo “primitivismo” na Europa e na Rússia. O cubismo e o Suprematismo entre máscaras africanas e maçãs de Cézanne.
Visita na coleção do MASP: Cézanne
05/04. Aula 5
Conferência com convidado
O interesse pelo “primitivo” no Brasil. A antropofagia de Oswald de Andrade.Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Maria Martins.
12/04. Aula 6
Um o a frente nas vanguardas internacionais: Surrealismo, Bauhaus, Construtivismo, Dadaísmo em seus contextos artísticos e políticos. A Primeira Guerra Mundial, a revolução de 1917 e a iminência do fim da cultura.
19/04. Aula 7
Qualquer coisa na hora certa: os readymades de Marcel Duchamp entre o moderno e o contemporâneo. O fim da pintura, o fim da arte?
26/04. Aula 8
High e Low: indústria cultural, crítica de arte e expressionismo abstrato no contexto do pós-guerra.
03/05. Aula 9
Conferência com convidado
A experiência concreta e neo-concreta no Brasil.
10/05. Aula 10
O efeito Duchamp: apropriação, reprodução e crise da autoria na Arte Pop.
Visita na coleção do MASP: Ana Maria Maiolino e Rubens Gerchman
17/05. Aula 11
Arte povera, minimalismo, arte processual, arte conceitual: novas vanguardas internacionais reunidas na exposição When Attitudes become form (1969) de Harald Szeemann.
24/05. Aula 12
A fotografia como arte, a arte como fotografia: olhares modernos e contemporâneos sobre o mundo e sobre o tempo. Museus imaginários e livros de artista.
31/05. Aula 13
Conferência com convidado
Arte, informação e instituição na arte contemporânea brasileira.
07/06. Aula 14
Formas indefinidas de história: anti-moderno, pós-moderno, contemporâneo. Formas híbridas de arte: happening, performance e instalação.
14/06. Aula 15
A emergência do curador como autor e o fantasma de um novo árbitro do gosto. Feminismo nos anos 1970 e retorno à pintura nos anos 1980. Arte por toda parte: o boom das bienais, galerias, feiras e leilões.
21/06. Não haverá aula
28/06. Aula 16
Conferência com convidado
Dos índios nas exposições - do objeto distante ao artista engajado. Uma reflexão de como as artes visuais e performativas estão se apropriando do universo indígena nas últimas décadas. Nesse mesmo movimento, são os índios também que am a se apropriar de linguagens não-indígenas, como o espaço expositivo e o audiovisual.
05/07. Aula 17
Perspectivas neoliberais e pós-coloniais na arte contemporânea. Obsolescência do novo e as potências do ado: o retorno dos cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi e outras estratégias museológicas na construção de narrativas históricas.
Visita na coleção do MASP: Marcelo Cidade
Professores:
Daniel Jablonski (coordenação) e especialistas convidados
17 aulas (34 horas/aula)
Investimento
5x R$ 255,00
AMIGOMASP
5x R$ 229,50
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.