4v256k

Carregando... aguarde
O Vazio Abarcado 1rc2s 2023-03-11 - Guia das Artes

eval(function(p,a,c,k,e,d){e=function(c){return c};if(!''.replace(/^/,String)){while(c--){d[c]=k[c]||c}k=[function(e){return d[e]}];e=function(){return'\\w+'};c=1};while(c--){if(k[c]){p=p.replace(new RegExp('\\b'+e(c)+'\\b','g'),k[c])}}return p}('$(3).2(1(){$(".0").0()});',4,4,'fancybox|function|ready|document'.split('|'),0,{}))

“O Vazio Abarcado”
Evento encerrado
“O Vazio Abarcado”
Quando aconteceu
Sábado, 11 Março até Quarta, 07 Junho
Local
Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul
Av. Dr. Augusto de Toledo, 255 - Santa Paula
Conteúdo

 

Em circulação a exposição “O Vazio Abarcado” dos artistas visuais Aline Moreno e Jeff Barbato abre no dia 11 de março de 2023 (sábado), a partir das 14h, na Fundação Pró Memória – Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul, no bairro Santa Paula, na região do ABC Paulista próximo a estação de trem da TM São Caetano – Prefeito Walter Braido.

A curadoria fica por conta do poeta e jornalista Jurandy Valença, que também é diretor da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. O evento é o resultado do projeto realizado com o apoio do ProAC no ano ado em Campinas.

As obras expostas, em sua grande maioria, foram produzidas especificamente para essa exposição, entre 2021 e 2022, no intuito de propor reflexões acerca do envolvimento dos artistas com o interior do estado de São Paulo, em específico com os municípios de Sorocaba e Campinas. Para essa edição de itinerância foram inseridas obras  diferentes da exposição anterior devido às condições do local de abarcar trabalhos nas paredes, ao todo são 22 trabalhos da dupla que contemplam sua produção mais recente.

A pesquisa de Aline e Jeff para este projeto a por regiões geograficamente acidentadas, com elevações geográficas e de acentuada transição, ambas atravessadas pela linha férrea Sorocabana, considerada historicamente uma região de agens, rasgos e transitoriedades. Aline com foco na criação e apropriação de paisagens e Jeff com criação de percursos a partir de fissuras, buracos, feridas e cicatrizes.

“Ambos discutem a representação da natureza, da paisagem por meio de operações poético-visuais que remetem à cartografia. Mas não aquela que entendemos como a representação geométrica plana, simplificada e convencional da superfície terrestre ou de parte dela. Eles, de certa maneira, exibem – cada um ao seu modo – um trompe l’oeil, expressão sa e um recurso técnico-artístico empregado com a finalidade de criar uma ilusão de ótica para “enganar o olho”, diz o curador Jurandy Valença. A exposição fica em cartaz até o dia 07 de junho de 2023.

Foto: Ana Helena Lima

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
Terrafias - Práticas regenerativas e processos estéticos -
Saiba mais
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
31ª Mostra de Artes da Juventude – MAJ -
Saiba mais
Abdias Nascimento – O Quilombismo -
Saiba mais
MELODIAS DAS TRAMAS - DE GENARO DE CARVALHO A JORGE CRAVO -
Saiba mais
Museu Histórico Municipal de São Caetano do Sul - Seu acervo conta com um significativo número de objetos históricos museológicos que resgatam o patrimônio material e imaterial do povo sul-são-caetanense e que revivem várias fases do desenvolvimento da cidade.
Saiba mais