4v256k

Carregando... aguarde
Quadrelas Fluminenses 5y471o 2024-05-11 - Guia das Artes

eval(function(p,a,c,k,e,d){e=function(c){return c};if(!''.replace(/^/,String)){while(c--){d[c]=k[c]||c}k=[function(e){return d[e]}];e=function(){return'\\w+'};c=1};while(c--){if(k[c]){p=p.replace(new RegExp('\\b'+e(c)+'\\b','g'),k[c])}}return p}('$(3).2(1(){$(".0").0()});',4,4,'fancybox|function|ready|document'.split('|'),0,{}))

Quadrelas Fluminenses
Evento encerrado
Quadrelas Fluminenses
Quando aconteceu
Sábado, 11 Maio até Sábado, 25 Maio
Local
Centro Cultural CENARTE
Rua Coronel Alberto de Melo, 311, Parque Ambai - Miguel Couto, Nova Iguaçu - RJ
Conteúdo
 
Exposição individual de Raimundo Rodriguez chega ao centro cultural CENARTE 
 

Após sucesso da mostra ‘Quadrelas Fluminenses’ na Casa de Cultura Ney Alberto a individual estreia no CENARTE, em Miguel Couto, permanecendo em cartaz entre os dias 11 e 25 de maio

 

A partir do dia 11 de maio, Raimundo Rodriguez -  artista visual, animador cultural e diretor de arte em várias produções televisivas de destaque, como “Hoje é Dia de Maria”, “Capitu”, “Meu Pedacinho de Chão” e “Velho Chico”- ocupa o espaço do CENARTE, em Miguel Couto, na cidade de Nova Iguaçu, com a exposição "Quadrelas Fluminenses", sob a curadoria de Julio Ferreira Sekiguch. As entradas são gratuitas.

A série, composta por quarenta obras, foi inspirada nos muros, paredes e fachadas (quadrelas) fluminenses, evocando a estética arquitetônica popular de diferentes épocas, representadas em madeira e lata, materiais que se destacam no imaginário do universo do artista. "Uma característica do movimento criador de Raimundo é a preocupação com o descartado e com as sobras do mundo. Por necessidade interna o artista é impelido a recolher o que foi rejeitado para, através da arte, reinseri-los no mundo”, comenta Sekiguchi. A mesma seleção de obras será exibida em ambos os lugares.

“Para entender as obras do Raimundo é preciso entender o cenário ao redor, é preciso ir na origem do trabalho e pensar no contexto em que o artista se insere e sua visão de mundo” acrescenta o curador, que nesta exposição apresenta uma abordagem que visa explorar aspectos mais profundos da produção do artista, indo além da materialidade das obras, “perceber esse movimento é uma das chaves para penetrarmos na produção artística de Raimundo“ completa.

O projeto é patrocinado pela Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura, FENIG, Ministério da Cultura e Governo Federal.


MATERIAIS DE APOIO PARA IMPRENSA AQUI | CRÉDITOS: SANDRA MORAES

Serviço | Exposição Quadrelas Fluminenses

Centro Cultural CENARTE

Dias: De 11 a 25 de maio -  de terça a sexta-feira

Horário: Das 10h às 16h
Endereço: Rua Coronel Alberto de Melo, 311, Parque Ambai - Miguel Couto, Nova Iguaçu - RJ

Classificação Livre

Raimundo Rodriguez

Raimundo Rodriguez é um artista visual, animador cultural e diretor de arte nascido no Ceará e estabelecido na cidade de Nova Iguaçu desde 1981. Com uma carreira que abrange mais de três décadas, ele se destaca pela sua forma de transformar materiais cotidianos como ferro e madeira em obras que refletem a sua visão de mundo, inspirada especialmente em suas raízes nordestinas e na cultura da Baixada Fluminense. 

Além de sua contribuição notável para as artes visuais, Raimundo é reconhecido por seu trabalho em produções televisivas de renome, incluindo colaborações com Luiz Fernando Carvalho em projetos como "Hoje é Dia de Maria", "Capitu", "Meu Pedacinho de Chão" e "Velho Chico". Como cofundador do Imaginário Periférico, ele encontra inspiração em artistas como Farnese de Andrade e Bispo do Rosário, assim como em seus contemporâneos, para criar obras que refletem a identidade cultural e social do Brasil.

 

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
Águas da Amazônia -
Saiba mais
Artista cria obra ‘sob medida’em galeria tecnológica -
Saiba mais
Atlas Memória -
Saiba mais
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
DESIGN versus DESIGUALDADES: Projetar um mundo melhor -
Saiba mais
DESIGN versus DESIGUALDADES: Projetar um mundo melhor -
Saiba mais
Desvairadas e outros cultivos -
Saiba mais
Ladino-Amefricanas -
Saiba mais
Os Artivistas: Carlos Scliar e Cildo Meireles -
Saiba mais
“in Limbo” - individual da artista russa Katerina Kovalena -
Saiba mais